História

No ano de 1976 desmembradas ficam partes da Paróquia Sr dos Passos e São José, sendo criada pelo então Bispo, D. Silvério Albuquerque, a nossa Paróquia sob a invocação de Nossa Senhora das Graças da Cidade Nova. Elevada à dignidade de Igreja Matriz, provisoriamente, a Capela Nossa Senhora Aparecida da Congregação das Irmãs do Cenáculo da Caridade, no mesmo bairro.

Foi nomeado o primeiro pároco o Padre Francisco João Magalhães Daltro no dia 02 de fevereiro de 1977 e empossado no dia 06 do mesmo mês.

Em 18 de Abril de 1982 foi nomeado o Padre Áureo José de Oliveira como Vigário Cooperador que fica em nossa Paróquia até janeiro de 1984.

Em 17 de janeiro de 1984 é empossado o novo pároco o Padre Paulo Vieira de Azevedo.

Neste tempo já existiam os seguintes grupos de Pastoral: Catequese, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Movimento Familiar Cristão, Grupo de Oração e Grupo de Jovens, Centro de Orientação Vocacional, Irmãs do Cenáculo, Seminário do Pobres Servos da Divina Providência.

Em Novembro de 1985 Padre Paulo se afasta por motivo de saúde e é nomeado como Administrador Paroquial o Padre Antonio Gasparini. Logo neste ano o Padre Antonio lança a idéia da reforma da Igreja Matriz da Cidade Nova.

Em 5 de janeiro de 1986 na cidade nova os Missionários Adalbi e Cecília que com apoio do Padre Antonio desenvolve um trabalho missionário criando 27 comunidades de fé e amor que se reuniam nas casas da famílias, trazendo a espiritualidade da Renovação Carismática.

No dia 27 de novembro 1988, dia de N. Sra. Das Graças, foi celebrada a Consagração da Igreja Matriz presidida por Sua Eminência Dom Frei Lucas Moreira Neves, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Neste dia foi entre a Comunidade a planta da Igreja atual pelas mãos do arquiteto Gabriel Vega.

Em novembro de 1990 Padre Antonio implanta a Pastoral do Dízimo com a acessória da Equipe do MEAC, tendo como responsável Antoninho Tatto.

De 16 a 18 de Agosto de 1991 é implantado na Paróquia o Encontro de Casais com Cristo, apadrinhado pela Paróquia Sr. dos Passos .

03 à 12 de abril de 1992 Acontece às Santas Missões Populares, com encerramento no Estádio Jóia da Princesa.

Em 20 de setembro de 1992 – Acontece o Primeiro encontro do “Projeto 1000 Jovens”. Jovens com Jesus Cristo construindo a civilização do amor”.

03 de julho de 1993 – Padre Antonio e o Jovem Márcio criam o Grupo de Escoteiros Padre Giovanni Ciresola.

Em 1993 chega a Paróquia o Pe. Jose Zanata para auxiliar o Pe. Antonio.
Contavamos também com a valiosa colaboração do Pe. Benildo que coordenava as atividades do COV. Em 1991 sai o Padre Benildo e Chega ao COV o Pe. João Pilotti. 29 de maio de 1994 Padre Antonio é chamado por seus superiores para assumir uma paróquia no Mato Grosso do Sul e em 12 de Junho do mesmo ano toma posse o Pe. Gianni Menegazi.
No mesmo ano chega ao COV o Pe. Osmair José Collazziol.

Em 01 de Janeiro de 1995 – Pe. Gianni Menegazi deixa a paróquia e assume o Pe. João Pilotti que é nomeado como Administrador Paroquial no dia 08/01/95 e como Paróco em 24/03/96.
Em 20/08 de 1998 chega Pe, Leão Leddi como vigário Paroquial.
Em 2003 chega ao COV o padre Anésio Ferla.
Em 29 de fevereiro de 2004 tomam posse: Padre Gilmar Fornasier como vigário e Pe. Jaime Bernardi como Pároco.

De 11 a 15 de Agosto de 2004 Acontece a visita pastoral do Arcebispo D. IItamar Vian a todas as Comunidades da Paróquia.
Janeiro de 2007 são transferidos os padres: Gilmar Fornasier para Jacunda-PA., Leão Lddi para Marituba- PA.

Fevereiro de 2007 tomam posse na paróquia: Pe. Gilberto Bertoline (COV) e Pe. Gilvan Torres na paróquia.

Nossa paróquia tem 8 comunidades:
N. Sra. Das Graças - Cidade Nova
São João Calábria – Sabiá.
N. Sra. Conceição – Conj. Renascer
S. Francisco de Assis – Conj. João Paulo II
São Brás – Mangabeira
Santa Rita
Santa Quitéria
São José – Alto do Papagaio.

Congregações:
Irmãs do Cenáculo da Caridade
Irmãs Pobres Servas da Divina Providência
Comunidade Rainha da Paz
Irmãs Clarissas.

Centro de Orientação Vocacional - COV

Seminário Diocesano

Senhora das Graças

© Todos os Direitos Reservados à Paróquia Nossa Senhora das Graças

Rua Pelé, nº 36 - Cidade Nova, Feira de Santana - Ba

Tel: (75) 3224-1436