Untitled Document

ARTIGOS

18-11-2016 às 15:20hs

40 ANOS, TEMPO DE EVANGELIZAÇÃO E GRAÇAS!

No mês de fevereiro do ano de 2017, a Paróquia Nossa Senhora das Graças completará 40 anos. Aproveitamos o momento da festa em honra à nossa padroeira em 2016 para a celebração desta tão significativa data. Foram quatro décadas de evangelização e graças.

A evangelização lembra-nos do mandado de Jesus aos seus discípulos: "Ide e evangelizai", vivido com grande compromisso pelos diversos párocos, vigários, diáconos, religiosos, religiosas, e também pelo empenho de leigos e leigas, nos diversos serviços, ministérios e pastorais ao longo deste período.

As graças lembram-nos dos frutos colhidos deste cultivo em diversas mãos, sobretudo pelas mãos misericordiosas e ternas do criador, cuja palavra é de vida e realiza o que diz. Graças são dons, são presentes da gratuidade de Deus. Por isso, o convite é de reconhecermos que Deus tem atuado na vida de nossa comunidade paroquial neste tempo.

É comum lembrarmo-nos de nosso aniversário todos os anos. E como nos sentimos felizes quando nossos familiares e amigos se reúnem para comemorar conosco. Assim deve ser a festa de nossa padroeira. Reunimo-nos em torno de nossa mãe e a comemoração do seu dia não se resume a um apenas, mas a nove, dada a importância deste evento para a nossa caminhada de fé. Quanto mais importante é a lembrança de quarenta anos de existência da Paróquia. Por quê?

Na linguagem das Sagradas Escrituras, os números são muito importantes pelo significado teológico que têm. Qual é então o significado desta data, qual a teologia, o que nos fala de Deus e de nossa relação com Ele? Quarenta não importa tanto como quantidade, mas como "tempo favorável". De fato, não é intenção dos autores sagrados salientar o aspecto cronológico, e sim o Kairós, "o tempo de Deus".

O número quarenta é muito usado na Bíblia tanto no Novo quanto no Antigo Testamento e indica um tempo necessário de preparação para algo muito importante que vai acontecer ou que alguém precisa cumprir. Vejamos alguns exemplos:

- 40 dias e quarenta noites durou o dilúvio (Gn 7,4.12);

- 40 anos foi o tempo que o povo de Deus levou do Egito à terra prometida (Nm 14,33;32,13; Dt 9,9-11; 10,10);

- 40 dias e 40 noites foi o tempo que Moisés passou no monte antes de apresentar ao povo as tábuas da lei;

- Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto e lá passou 40 dias em jejum e oração, antes de iniciar sua missão pública (Mt 4,2; Mc 1 ,12; Lc 4,2);

- 40 dias depois da Ressurreição acontece a ascensão de Jesus aos céus (At 1,3).

Por fim, se quarenta quer significar o tempo de Deus, esses quarenta anos de Paróquia Nossa Senhora das Graças foi, certamente tempo de evangelização, conversão e de graças. Por isso, não podemos deixar passar a oportunidade de refletir, de rezar e de viver a comunhão nesses dias de novenário. Como canta Pe. Zezinho: "quando Jesus passar eu quero estar no meu lugar". Que este tempo nos ajude a viver com gratidão os benefícios de Deus em nossas famílias, em nossos grupos, comunidades e em nossa Paróquia. Que Deus, por intercessão de sua mãe e nossa, Senhora das Graças, abençoe a todos e conceda mais 40 anos de Evangelização e graças.
 


Últimos Artigos

Tempo de alegria, encontro e reconciliação

Senhora das Graças

© Todos os Direitos Reservados à Paróquia Nossa Senhora das Graças

Rua Pelé, nº 36 - Cidade Nova, Feira de Santana - Ba

Tel: (75) 3224-1436